Na última quinta-feira, celebramos o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Para marcar essa data tão importante, selecionamos três filmes imperdíveis produzidos por cineastas negras e destacamos cinco diretoras que estão fazendo sucesso.
3 Cineastas Negras para Você Conhecer
Sabrina Fidalgo
Sabrina Fidalgo, do Rio de Janeiro, é uma multipremiada realizadora brasileira. Seus filmes já foram exibidos em mais de 300 festivais nacionais e internacionais, incluindo cidades como Los Angeles e Nova York (EUA), Tegucigalpa (Honduras), Cidade do México (México), Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Tóquio (Japão), Praia (Cabo Verde), Acra (Gana), Maputo e Cabo Delgado (Moçambique), Berlim e Munique (Alemanha), entre outros. Em março de 2018, foi eleita em oitavo lugar pela publicação norte-americana "Bustle" na lista "36 Female Filmmakers Across the Globe Who Are Breaking Ground in Their Own Country".
Viviane Ferreira
Viviane Ferreira é a segunda mulher negra brasileira a dirigir um filme de longa-metragem. Nascida na periferia de Salvador, Viviane foca sua narrativa no encontro de duas gerações de mulheres negras que partilham memórias e vivências como forma de aplacar a solidão cotidiana. Seu projeto, intitulado "Um Dia com Jerusa", quebra um jejum histórico de falta de participação das mulheres negras como diretoras no cenário do audiovisual brasileiro.
Adélia Sampaio
Adélia Pereira Sampaio, de Belo Horizonte, Minas Gerais, é reconhecida como a primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem de ficção com circulação comercial no Brasil. Adélia constrói suas histórias inspiradas em fatos reais, provocando reflexões profundas entre o público.
Só mulher incrível, né? Agora, vamos às indicações de filmes!
Filmes Imperdíveis
As Mina do Rap, documentário de Juliana Vicente
No Brasil, as mulheres tardaram a entrar no cenário do rap, e até hoje são raros os grupos ou artistas individuais que alcançaram destaque em suas carreiras. O documentário entrevista mulheres ligadas ao hip hop, abordando o histórico feminino dentro do movimento e dando voz a artistas como Negra Li, MC Gra e Karol Conká.
Filhas de Lavadeiras, documentário de Edileuza Penha
Este documentário conta histórias de mulheres negras que, graças ao trabalho árduo de suas mães, puderam ir para a escola. Suas memórias, alegrias e tristezas se fazem presentes como possibilidade de um novo destino.
Kbela, curta de Yasmin Thayna
Com um olhar sensível sobre a experiência do racismo vivido cotidianamente, mulheres negras descobrem uma força ancestral que emerge de seus cabelos crespos, transcendendo o embranquecimento.
E aí, gostaram das indicações? Celebre o Dia Internacional da Mulher Negra todos os dias!
Comments